quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Recordando

Já há muitos meses que não colocava aqui algumas das minhas reportagens no exterior.
Hoje, vou colocar aqui algumas.
 
 
“Má estratégia” fecha hotel em Portalegre, diz Ceia da Silva 
13 de Janeiro de 2012
 
hotel“Má estratégia de gestão e marketing” poderão ser as causas do encerramento do Hotel São Mamede, em Portalegre, segundo Ceia da Silva.
O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo não esperava este desfecho para aquela unidade hoteleira, que encerrou na passada terça-feira, após a suspensão dos contractos de trabalho pelos trabalhadores, devido à falta de pagamento de salários em atraso.
Ceia da Silva ainda não conseguiu chegar à palavra com a administração do hotel, que se tem mostrado incontactável, e esclarece ainda que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo nunca foi contactada pela administração do hotel São Mamede para qualquer tipo de auxílio, pelo que o encerramento não era esperado, mas confirma que já haverá interessados na compra do imóvel.
O Presidente daquela entidade sempre se insurgiu perante a deslocalização do hotel do centro da cidade para a zona industrial, acabando por perder a sua mais valia, neste caso, a sua localização geográfica.
O Hotel São Mamede, o único em Portalegre, encerrou na passada terça-feira dia 10, visto todos os trabalhadores terem suspendido os contractos de trabalho, devido à falta de pagamento de salários em atraso.
Foram 22 os trabalhadores desta unidade hoteleira a não receber os salários correspondentes a quatro meses de trabalho e ainda o subsídio de Natal de 2010 e subsídios de férias e Natal de 2011.
 
 
Portalegre: Assembleia Distrital do PSD reúne militantes com Secretário de Estado do Emprego
20 de Janeiro de 2012
 
Ass.Dist.PSD20Jan1O Partido Social Democrata reuniu esta noite em Portalegre para uma Assembleia Distrital do Partido.
Numa semana em que foi assinado o acordo de concertação social entre o Governo e todos os parceiros sociais (excepto a central sindical CGTP), e que trouxe uma reforma profunda no sistema laboral, muitas foram as reacções negativas por parte da oposição e trabalhadores.
Neste encontro, o PSD, através do Secretário de Estado do Emprego Pedro Martins, apresentou aos militantes do Distrito quais as alterações que estas reformas irão trazer, assim como as políticas do partido face ao emprego no país e no distrito.
Ass.Dist.PSD20Jan2Para o Secretário de Estado, este acordo é um “passo muito importante para criar as fundações para melhores resultados em termos de mercado de trabalho”.
São muitas as medidas relacionadas com reformas estruturais que este documento prevê, entre elas, o banco de horas, e que segundo Pedro Martins, "contribui para a contratação", baixando o número de beneficiários de rendimento social de inserção, e que irão beneficiar as empresas, "deixando de haver restrições na sua actividade económica", podendo elevar as empresas do distrito e do país ao nível de outros empregadores europeus.
Segundo Cristóvão Crespo, Deputado eleito por Portalegre e Presidente da Comissão Politica Distrital do PSD, o Secretário de Estado do Emprego conhece a realidade do distrito e está ciente das suas dificuldades em termos de empregabilidade.
 
 
CDS/PP: deputados visitaram distrito de Portalegre
30 de Janeiro
 
Joo_ViegasDois deputados do CDS-PP na Assembleia da República iniciaram esta segunda-feira o seu ciclo de visitas ao distrito de Portalegre.
No primeiro dia de visita, o distrito recebeu Adolfo Mesquita Nunes e João Paulo Viegas, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma empresa que exerce a sua actividade na área do azeite, vinho e cereais em Vale de Cavalos, na freguesia de Alegrete, concelho de Portalegre.
A comitiva passou ainda por uma empresa de transportes e terminou a visita com um almoço e visita ao Lar de São Salvador de Aramenha, no concelho de Marvão.
O deputado do CDS/PP João Viegas, (na foto à esquerda) falou da importância destas visitas por forma a inverter a desertificação através da resolução de alguns problemas da região.
Para o deputado Adolfo Mesquita Nunes (na foto à direita) é necessário mais iniciativa e força de vontade e menos burocracia para melhorar o futuro e acima de tudo, não ficar à espera de viver às custas do Estado.Adolfo_Mesquita1
António José Batista, presidente da Comissão Política Distrital do CDS/PP, fez um balanço desta primeira visita dos deputados ao distrito, dizendo ainda que a sua missão é trazer as pessoas ao terreno para que em Lisboa saiba as necessidades da região.
À Rádio Elvas, Maria do Céu Frutuoso, directora Técnica do Lar de São Salvador de Aramenha, falou sobre as valências do espaço e das perspectivas para o futuro da instituição.
Esta é a primeira de várias visitas dos deputados Padrinhos do Partido ao distrito, sendo a próxima já em fevereiro.
 
 
 
Portalegre: área ardida este ano é já maior que o total de 2011
17 de Fevereiro de 2012
 
incendioOs efeitos da seca já se fazem sentir no Concelho de Portalegre, que já conta com mais área ardida no primeiro mês e meio de 2012, do que no ano inteiro de 2011.
Quem o confirma é o comandante dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, João Batista.
A ausência de chuva associada à falta de limpeza de terrenos e à qual se junta o vento têm sido propícios para o aumento do número de incêndios nesta altura do ano em relação ao que é habitual nos primeiros meses de anos anteriores.
Segundo dados do Instituto de Meteorologia divulgados esta semana, a situação de seca agravou-se em relação ao mês passado, sendo que 75% do território nacional se encontra com uma intensidade de seca severa a extrema, ultrapassando já os valores de 2005 em que foram observados 29 dias sem precipitação.
No Alentejo a situação de seca é severa, havendo já outras zonas do país com níveis de seca extrema, uma situação com vista a piorar uma vez que ainda não há previsão de chuva para Portugal Continental, havendo uma previsão do Instituto de Meteorologia de manutenção de tempo frio e seco.

Sem comentários: