quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Recordando II

Mais algumas reportagens minhas.
 
 
Portalegre: Manufactura de Tapeçarias já iniciou obra de Joana Vasconcelos
14 de dezembro de 2011
 
tapecariasA Manufactura de Tapeçarias de Portalegre iniciou hoje, quarta-feira,14 de dezembro, a concepção de uma tapeçaria de grandes dimensões, a partir de uma obra da artista plástica Joana Vasconcelos, e que será exposta no Palácio de Vesalhes em Junho de 2012.
A peça entrou hoje em tear, e esta tapeçaria, ainda sem nome, tem uma forma diferente das habituais, uma vez que termina em arco já que tem a ver com o espaço onde vai ser exibida.
Para além desta peça, Joana Vasconcelos irá expor em Versalhes algumas das suas obras mais conhecidas, sendo que para a artista o mais importante é mostrar o valor e a qualidade das coisas que se faz no nosso país.
Maria Cavaco Silva esteve presente na Manufactura de Tapeçarias de Portalegre para acompanhar o início desta peça. A Primeira Dama mostrou-se uma grande apreciadora de arte e de Joana Vasconcelos, sendo este um passo em frente para as tapeçarias de Portalegre e para o país, uma ideia partilhada por Adelaide Teixeira, Presidente da Autarquia local, e pelo Comendador Rui Nabeiro, também presentes nesta apresentação.
Esta tapeçaria é mais um desafio para a representante da Manufactura das Tapeçarias, Vera Fino, e é também um impulso para a internacionalização, por forma a mostrar Portugal fora de portas.
 
 
Portalegre: Sec.Estado da Economia e Desenvolvimento Regional reuniu com empresários
2 de Março de 2012
 
Sec.EstadoEconomiaO Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, esteve durante o dia de hoje em Portalegre no âmbito da iniciativa “Empresas à Sexta”.
Esta passagem pela capital de distrito incluiu a visita a várias empresas e uma reunião com empresários da região para perceber o que preocupa este tecido empresarial.
À comunicação social, o Secretário de estado destacou a importância da criação de “âncoras que fixem pessoas e que permitam criar riqueza” numa região que tem vindo a perder população.
Jorge Pais, presidente do Núcleo Empresarial de Portalegre esteve reunido com o Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, e fez um balanço enquanto representante dos empresários da região.
Read More
Aos empresários presentes neste encontro o Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, falou ainda da criação de fundos de revitalização de carácter regional para ajudar pequenas e médias empresas a vingar em zonas problemáticas em termos de empregabilidade, como é a Região Alentejo, a região que neste momento mais o preocupa.
As acessibilidades foram também destacadas por António Almeida Henriques que diz que o Alto Alentejo “tem razões que queixa em termos de acessibilidades”, e que deve ser seguida uma lógica de racionalidade e reabilitação das vias já existentes em vez de construir novo se não há fundo de maneio para tal.
 
 
Portalegre: Abriu hoje Feira da Doçaria Conventual e Tradicional
27 de Abril de 2012
 
docariaTeve início esta tarde a 12ª edição Feira da Doçaria em Portalegre.
Cerca de quarenta doceiros ocupam o Mosteiro de São Bernardo, que até domingo recebe doçaria conventual nacional e internacional, licores, e também doçaria tradicional nacional com destaque para a que tem a sua origem no Alentejo, uma novidade nesta edição.
Em 2011 a Feira de Doçaria Conventual foi agraciada com uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Evento 2011 pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, tendo como objectivo este ano ser a 1ª feira qualificada em termos de doçaria conventual.
Esta tarde foi ainda lançado o livro “Comeres com poemas para viver um grande amor” de António Murteira, e aberto um workshop para os mais pequenos.
A XII edição Feira de Doçaria Conventual e Tradicional terá animação musical com grupos culturais e musicais da cidade, concursos de doçaria, workshops, laboratórios e oficinas para miudos e graúdos.
 
 
Dia do Município assinalado em Alter do Chão
17 de Maio de 2012
 
Dia_MunicipioAssinala-se hoje o Dia do Município em Alter do Chão.
Para marcar esta data foi convidado Daniel Campelo, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.
Em cerimónia oficial, O Secretário de Estado deu particular destaque à Coudelaria de Alter do Chão.
 Para Daniel Campelo “há que evitar erros do passado e tentar fazer melhor”, não estando, por isso, em causa a defesa desse património por parte do Governo.Read More
O Secretário de Estado defendeu a importância das Associações locais para a dinamização da região, dando destaque ao aproveitamento do território rural.
Segundo Daniel Campelo, é necessário “dar mais força ao mundo rural” e à agricultura, tendo em conta a “qualidade de vida” nesta zona do país, desafiando assim habitantes de outras pontos de Portugal a “vir para cá viver”.
Uma das preocupações de Daniel Campelo é a Escola Profissional de Alter do Chão, estando mesmo já em negociação com o Ministério da Educação para a revitalização daquele espaço.
António Hemetério Cruz, Presidente da Assembleia Municipal de Alter do Chão, destacou a importância de se assinalar o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações neste Dia do Municipio.
Para o Presidente da Assembleia Municipal, é “necessário mudar o conceito de velhice, deixando de se considerar os idosos como um fardo que só gera despesa e desconforto a quem deles se ocupa”.
Segundo António Hemetério Cruz, há “uma maior capacidade de adaptação à medida que se envelhece”, como é exemplo o “envelhecimento activo”, mas lamenta a falta de um Parque Social.
Sobre a Fundação Alter Real destaca o facto de não sido incluída qualquer verba no Orçamento de Estado o que considera “de todo, incompreensível”, considerando, ainda assim, que, “tendo em consideração a conjuntura de austeridade em que vivemos, pouco ou nada haverá a fazer”.
O Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Joviano Vitorino, destacou no seu discurso “uma das riquezas mais importantes do Município”, o Associativismo.
Para o Autarca, houve no último ano “momentos de lamentação”, com particular destaque para o Orçamento de Estado 2012.
São inúmeras as obras já terminadas ou em fase de conclusão no concelho de Alter do Chão, sendo para Joviano Vitorino o QREN uma “oportunidade para a implementação de ideias e projectos”.
O Presidente apresenta alguns dos “vectores fundamentais para contribuir para um futuro mais sólido, coerente e responsável”
Joviano Vitorino, destaca a importância da Escola Profissional de Alter, e fala ainda da importância da sobrevivência da Fundação Alter Real.
Uma das mais antigas lutas da região é a construção da Barragem do Pisão. O Presidente da Autarquia Alterense fala deste projecto como “absolutamente estruturante”, e questiona o secretário de Estado Daniel Campelo “Em 50 anos nunca houve uma altura boa?”
Esta manhã foi ainda inaugurado pelo Secretário de Estado Daniel Campelo o Núcleo Museológico da Casa do Álamo, um projecto apoiado no âmbito do INALENTEJO, com um investimento de 345 mil euros, co-financiado pelo FEDER em 80%.
Durante este Dia do Município destaque para:
16 horas: Demonstração equestre realizada pelos alunos do 1º ciclo e Actividades no âmbito do Ano Europeu do envelhecimento Activo
16h45: Inauguração da Exposição de Pintura “Luz sobre Tela” de Lucinda Perestrelo
17h30: Inauguração da estrada Municipal D. Manuel II em Chança e que irá contar com a presença do Presidente do Conselho Administrativo da Fundação Casa de Bragança Marcelo Rebelo de Sousa.
 

Sem comentários: