sexta-feira, 25 de março de 2011

Financial Times ridiculariza Portugal

"O jornal Financial Times (FT) ironiza esta sexta-feira com a situação portuguesa e sugere a anexação de Portugal pelo Brasil.
Na coluna «Lex», o jornal sugere que Portugal passe a província do Brasil, assegurando que as maiores vantagens seriam para Portugal.
«A União Europeia considera Portugal problemático: sem governo, com alta resistência à austeridade e fraca performance económica crónica (o PIB estagnou na última década). As negociações são duras», refere o texto. «Aqui está uma ideia inovadora para lidar com a situação: a anexação pelo Brasil», prossegue, elencando as virtudes brasileiras: um país onde se fala português e onde o PIB tem crescido, em média, 4% ao ano na última década.
«Portugal seria uma grande província, mas longe de ser dominante: 5% da população e 10% do PIB», acrescenta. 
«Claro, o antigo colonizador ia ressentir-se da perda de status. Mas a anterior colónia tem algo a oferecer, além de spreads mais baixos no crédito e défices corrente e do Estado proporcionalmente muito inferiores. O Brasil é um dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o centro emergente do poder mundial. Para casa, soa melhor do que a velha e cansada União Europeia», conclui a coluna."

Fonte: Dinheiro Digital

Sem comentários: