quinta-feira, 7 de julho de 2011

Correr atrás do prejuízo

Chama-se a isto "Correr atrás do prejuízo".
Só agora se lembraram disto?
Inacreditável.
O Sangalhos, há muitos anos atrás, teve o direito de subir à Liga Profissional de Basket por mérito próprio e não pôde participar por falta de verbas para suportar essas despesas..."Teve" que permanecer, por iniciativa própria na Proliga...

"Os emblemas da Liga e Proliga estão a dar os primeiros passos para a criação de uma Associação de Clubes – um pouco na linha do que já foi a Liga de Clubes de Basquetebol (LCB) – de forma a defender os seus interesses junto da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).
Esta iniciativa foi assumida numa reunião de clubes, ocorrida no último sábado, em Coimbra, com a A BOLA a ter acesso às conclusões. O documento revela a preocupação dos dirigentes relativamente a eventuais taxas de inscrições para as principais provas nacionais, sob pena de inviabilizar a participação de algumas formações nas competições para as quais conquistaram direito desportivo.

O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA:
«Os clubes continuam a ser uma peça fundamental no desporto nacional e, neste particular, no basquetebol. Os momentos que a modalidade atravessa estão muito conturbados e as indefinições para a próxima época são muitas. Por isso, mais do que nunca, os clubes uniram-se em objectivos comuns. Só todos juntos e firmes, conseguiremos continuar a desenvolver esta modalidade que tanto gostamos. Os clubes fazem parte da solução e nunca do problema.
Os clubes FC Porto, Benfica, Sampaense, Ovarense, Barcelos, V. Guimarães, Ginásio, Illiabum, Sangalhos, Gaeirense, Maia, Beira-Mar, Barreirense, Guifões, Terceira Basket, CAB, AngraBasket, Académica, Seixal e Algés subscreveram um documento que irão entregar, durante o dia de hoje, às suas Associações, tendo em vista a reunião marcada para o próximo sábado, entre a Federação Portuguesa de Basquetebol e as Associações Distritais.

ÀS ASSOCIAÇÕES DISTRITAIS:
Tendo em vista a reunião do próximo dia 9 de Julho, entre essa Associação e a Federação Portuguesa de Basquetebol, e após uma reunião de clubes da Liga Portuguesa de Basquetebol e da Proliga, realizada a 2 de Junho de 2011, em Coimbra, os clubes FC Porto, Benfica, Sampaense, Ovarense, Barcelos, V. Guimarães, Ginásio, Illiabum, Sangalhos, Gaeirense, Maia, Beira-Mar, Barreirense, Guifões, Terceira Basket, CAB, AngraBasket, Académica, Seixal e Algés decidiram entregar este documento às diversas Associações.
Antes de mais, queremos salientar a grande preocupação dos clubes pelo actual estado da economia que o país atravessa e que de uma forma transversal atinge a nossa modalidade. Essa preocupação reflecte-se, naturalmente, nas sugestões aprovadas.

ARBITRAGEM:
É urgente a redução de custos na arbitragem, com efeitos imediatos, visíveis já na época 2011/2012.
Para uma redução de custos e para que a modalidade não tenha qualquer retrocesso menos saudável, achamos que se devem manter três árbitros na LPB. Sugerimos e para uma acentuada poupança de custos com o subsídio de deslocação dos árbitros e/ou oficiais de mesa, a utilização de viaturas alugadas. Eventualmente, com a possibilidade de uma parceria com uma agência de aluguer de viaturas, podendo e devendo ter-se em conta a possibilidade de não duplicar custos com deslocações quando são feitas no mesmo transporte pelos árbitros e/ou delegados.
Sugerimos, ainda, a redução de um oficial de mesa na LPB e Proliga.

ESTATÍSTICA:
Considerado como uma peça importante no basquetebol actual, deve-se manter tal como está.
No entanto e para minorar custos, sugerimos manter um técnico indicado pela FPB e um elemento indicado pelo clube visitado. Neste caso, a Federação deverá realizar uma acção de formação nacional para os elementos indicados pelos clubes.

TRANSMISSÕES TELEVISIVAS:
A necessidade de criar riqueza por parte dos clubes e da própria Federação e como forma de divulgar a modalidade, torna-se fundamental a garantia de transmissão de jogos dos campeonatos da LPB e Proliga de uma forma sistemática. Sugerimos à FPB que encare esta questão de uma forma decidida e, ao mesmo tempo, permita a todos os clubes a possibilidade de negociar as suas próprias transmissões. Os clubes entendem que sem este veículo de transmissão e divulgação, não conseguem encontrar receitas e, por outro, lado a modalidade não tem a visibilidade que deve e pode ter. Trata-se de um aspecto fulcral e ao qual a FPB deve dedicar o maior empenho para encontrar soluções rápidas e ainda exequíveis na época que se vai iniciar.

QUADRO COMPETITIVO E PARAGENS DOS CAMPEONATOS:
O modelo competitivo actual, principalmente o da Proliga, foi considerado inadequado pelos custos envolvidos na participação das equipas. Tendo sido apresentadas trs propostas nesta reunião, é desejável que haja ajustamentos nos quadros competitivos, pelo que até ao Natal apresentaremos uma proposta para análise por parte da FPB, para entrada em vigor na época 2012/2013.

TAXAS DE INSCRIÇÃO:
O pagamento das taxas de inscrição inviabiliza a realização dos campeonatos, pelo efeito surpresa como foi anunciado.
Para a maioria dos clubes é incomportável a participação nos campeonatos, se as taxas se mantiverem na ordem de valores divulgados através da comunicação social.

PARTICIPAÇÃO DOS CLUBES NAS COMPETIÇÕES FEDERATIVAS:
Os clubes que não tenham os requisitos exigidos e aprovados nos locais próprios de decisão, não deverão entrar nas competições federativas.

MARKETING E PUBLICIDADE:
É urgente a remodelação do sítio da FPB (www.fpb.pt) de modo a tornar a sua visibilidade mais apelativa e intuitiva.
Estatísticas sobre os melhores jogadores, vídeos das melhores jogadas, galerias de imagens, informações várias sobre as equipas, resultados actualizados ao minuto e muito mais.
Só assim se conseguem motivar os adeptos da modalidade a seguir as suas equipas e os campeonatos em que competem, para além de ser mais uma forma eficaz de criação de riqueza.
É indispensável que isto aconteça, e não to complicado de executar quanto se possa imaginar, basta a vontade e colaboração de todos."
Foi, ainda, criado um grupo de trabalho que irá dar os primeiros passos para a constituição de uma “Associação de Clubes”. Este grupo apresentará, dentro em breve, uma proposta de nome, estatutos e objectivos, depois de analisados os diversos aspectos jurídicos."
Fonte: A Bola

Sem comentários: