terça-feira, 20 de agosto de 2013

Calor


A semana começou com mais calor em todo o país, sobretudo no interior, onde as temperaturas máximas chegaram aos 40 graus em alguns locais.
As temperaturas elevadas previstas para hoje e amanhã, levaram a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPCC) a emitir um alerta laranja devido aos incêndios e calor.
O alerta vigora em todos os distritos entre as 8h de terça-feira e as 20h de quarta-feira.
A Protecção Civil recorda que não são permitidas queimadas nem fogueiras, lançamentos de balões com mecha acesa ou foguetes, fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias que os circundem, fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
Para as pessoas mais vulneráveis, é recomendado que se beba água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, que se evite álcool e exposição ao sol nas horas de maior calor (aproximadamente entre as 11h e as 16h), período em que se devem evitar também viagens e actividades que exijam muito esforço físico.

Todo o território português apresenta hoje também um risco muito alto de exposição a radiações ultravioleta (UV), com excepção de Ponta Delgada, nos Açores, onde o risco é moderado. 

Todas as cidades do país estão entre os níveis 8 e 10 (o máximo é 11) de índice, que representa um risco muito alto.
Com níveis do índice muito alto, entre 8 e 11, as pessoas são aconselhadas a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt que proteja os ombros e o decote, guarda-sol, protector solar de índice elevado e evitar a exposição ao sol (crianças e adultos), sobretudo nas horas de maior calor.